sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Noites dificeis

Ontem a minha amiga S enviou-me um mail. Li-o, reli-o, chorei-o. Falava-me de castigo e redenção. Falava-me do tempo em que eu tocava guitarra embevecida até babar, enquanto ela lia romances em cima da minha cama. Fez-me voltar atrás, a S... como se esses tempos tivessem sido há 50 anos, embora pareça que foi ontem! Fez-me lembrar das nossas hormonas aos saltos com os bébés do corredor de cima e os bebés do corredor de baixo; das nossas paixões desmesuradas por lancelotes e artures de avalon... e por instantes estive lá outra vez, com a minha essência, e percebi que ainda está cá toda. Intacta! Eu estou cá! Tal como a S me conheceu/conhece!
A minha amiga S é implacável! Diz-me ela "e eu, ana, eu quero la saber! quero la saber da tua boa educação ou da boa menina que supostamente es.porque o meu afecto e imperecivel". E depois diz-me que o mundo continua a girar e que só temos de enfrentá-lo juntas! Juntos!
Se voçês soubessem a minha sorte... a minha boa sorte! A quantidade de amigas/os S que eu tenho. Que todos os dias me ligam, procuram, insistem na minha não-desistência. Que todos os dias me pedem, como a S, que me/lhes dê uma outra oportunidade! Que todos os dias procuram mostrar-me aquilo que de bom há em mim. Até amigas S que eu nunca vi me têm vindo dar palavras de força todos os dias. Se calhar é porque, como uma delas diz, eu mereço! Se calhar há realmente uma parte em mim que é fabulosa. E eu até a conheço. E gosto dela.
Mas há outra parte em mim... que não me tem deixado dormir!
Eu até tenho passado bem os dias. "Bem" é um termo relativo, mas tenho-me sentido realmente bem, muito mais leve, aliviada, de novo com um sol cá dentro! Mas à noite, quando chega a hora de dormir, chega a hora de deprimir. De reflectir. Eu esforço-me para dormir. Juro! Tomo comprimidos, estafo-me a trabalhar, chego à cama toda partida da porrada que levo na fisioterapia (só a mim é que não me calham terapeutas como o da ovinho estrelado!). Mas dormir, 'tá quieto oh mau! Mas em que tento pensas tu, mulher? Na outra!
Na outra, que não é outra coisa nenhuma! Sou eu! Mas dá-me cá uma dor de cabeça aquela garota...! Já a conheço há alguns anos... eu e mais alguns maltrapilhos a quem mostrei a passagem secreta. Sim. Ela vive numa torre. Prendi-a lá! Daquelas torres como a da Rapunzel, sabem? Sem portas, nem janelas. Mas esta é escura, fria, as paredes são húmidas e há qualquer coisa viscosa que se lhes escorre por aí abaixo. Há aranhas a passar constantemente na pedra cinzenta. Ao fundo ouvem-se ratos! O cenário não poderia ser mais tenebroso, mas é aí que a menina merece estar! É que aquela depravada não tem remédio! Ou melhor, eu até acho que tem, mas vai dar trabalhinho! Então não é que ainda ontem veio ter comigo com falinhas mansas! Ah, mas eu não perdoei! Houve discussão e da grossa! Com direito a asneiredo, gritaria, chapada e muita lágrima! Agarrei-a pelos cabelos e fui mostrar-lhe o que as minhas amigas S me têm feito. E mostrei-lhe ainda as fotos com as consequências do terramoto que a criatura causou! Acho que primeiro ficou danada. Depois, envergonhada. De repente só lhe vejo a lágrima no canto do olho, o queixo a tremer, e pôs-se a fugir dali para fora. Nunca mais lhe pus a vista em cima. Coitada. Deve ter ficado chocada!
Mas é bem feito! É que aquela besta (que não tem outro nome) é uma desavergonhada! Se voçês soubessem... é preguiçosa, asneirenta, depravada, despreocupada, maliciosa, manipuladora... e podia continuar mais uns quantos parágrafos que não chegavam para descrever a dita cuja! e até nem sei se ela tomará banho - quer-me cá parecer que não. desconfio que usa daqueles perfumes à puta francesa para disfarçar...
Ora vejam bem! O meu tipo de homem sempre foi como... o Robert Redford, no África Minha. Que pedaço! Belo, inteligente, seguro de si. Um Homem à séria! Mas, ao contrário do Robert, o meu homem de sonho quer assentar e ser pai de familia (de preferência de 5), mas quer também pegar na guitarra e tocar-me umas belas baladas para eu cantar, ou discutir literatura comigo em frente à lareira, com uma bela garrafa de tinto, durante largas horas (ou fazer outras coisas...). Ele também gosta de convidar os amigos para umas jantaradas (é do género que gosta de grelhar coisas!), e de vez em quando lá se lembra e convida-me para irmos um ano para o Chile fazer voluntariado. O meu homem é quase o meu melhor amigo. E um belo amante. Já sei, já sei! Sou exigente! A minha avó sempre mo disse!
Não é que a gaja, perante este meu idílio, diz-me que sou uma beta! Uma tia! Agora reparem bem no tipo de homem da rapariga: um James Dean (mas sem classe nenhuma, claro está!). Casaco de cabedal, cigarro na ponta da boca, olhar perdido no vazio... o tipo que tem as miúdas que quer e que é do género: "sou intocável", mas que no fundo não passa de um maltrapilho. Jesus (ler com prenúncia americana)!!! Mas eu já comecei a perceber a coisa. A miúda sabe que facilmente catrapisca essas biscas. Ora, como se sente sempre uma merda de pessoa, ao atrair os inergúmenos dessa laia (os tais intocáveis) vai sentir que afinal é importante, que tem algum valor, pois estes acabam sempre por tratá-la como "rainha", "mulher da minha vida", etc.... Ou seja, no fundo, a catraia acaba por usar os pobres coitados!
Bom! Mas voltemos às noites mal dormidas! Tudo isto por causa da desalmada! Primeiro penso: será que devo apresentar a minha outra parte ao meu núcleo duro? (minha outra parte, que não é parte nenhuma! Sou eu blablabla...) Depois penso: .... não vale a pena! Ela não esteve adormecida cerca de três anos? Pode ser que agora adormeça de vez! Podes tentar matá-la. Mas estás parva? Se eu a mato, mato-me. Isso não funciona assim! (E enquanto este monólogo se prelonga, os lençois vão ficando cada vez mais desaconchavados) E continua: então, mas não será melhor antes de a dares a conhecer, tentares percebê-la um pouco melhor? Como? Bom! A escrita não será mal pensado, já que é uma forma de organizar o pensamento... Ok! Então, mas e se avançar com o projecto de apresentar a dita cuja, a quem é que o vais fazer? E como? (às tantas já estou deitada com os pés no lugar da cabeça) E aí começo a pensar: primeiro à familia mais próxima; depois à CR e ao PS; também gostava que os meus amigos old school participassem nesta reforma: a E, a S, a C, a A, a J, o D, o P, o P, o R, a M, o N, o PJ, o M, o G, as manas L e M; depois os new school: a P, o N, a T, o R, a I, a P; e ainda as minhas doces assistentes M,E,P e T;etc. Então!?! Mas o teu núcleo duro ultrapassa as trinta pessoas? Não achas isso um bocado muito estranho?
Entretanto, o dia começa a clarear e eu lá adormeço. Passado pouco tempo o despertador toca. Há dias em que me levanto com a força de uma Carmen Bezelga: vou conquistar o mundo!!! Outros há em que o meu maior desejo é esconder-me para sempre debaixo dos cobertores. Mas, como diria o meu pai "há um mundo lá fora", e eu quero ver se não perco mais pitada!
Eu até tenho passado bem os dias. "Bem" é um termo relativo, mas tenho-me sentido realmente bem, muito mais leve, aliviada, de novo com um sol cá dentro! Só as noites é que têm sido mais dificeis...
Fora a de ontem que foi extraordinária! Primeiro porque fui ver o meu amigo P tocar e ele é uma bomba - vai ser famoso:); depois porque fui muito bem acompanhada - pelo meu queridissimo NN que tem sido incansavel comigo e que é alguém que admiro muito, e pela minha marocas, com quem já tinha muitas saudades de me rir à parva; e por fim, porque o pianista me fez voar. JURO! Acho que gostei mais do concerto de ontem do que quando fui ver Chick Corea!
Minhas senhoras, meus senhores, deixo-vos por agora, bem disposta (ainda é de dia), e com um link para um vídeo que achei muito bonito e comovente (foi o Sr. S que mo enviou. Obrigada Sr. S).

15 comentários:

Laura von Eiche disse...

Estava passando pelo seu blog quando entrou se novo post, espero que escrever tenha para você o mesmo efeito benéfico que para mim.
Não te conheço nem compreendi exatamente o que se passa, mas passará.
Abraço

Elvira Carvalho disse...

Li e reli o seu texto. Não me admirou. É sempre de noite que os fantasmas nos assaltam. Já passei por isso muitos anos atrás. Todos nós temos um Mister Hyde no peito.
Uns conseguem trazê-los adormecidos a vida inteira, e nem se dão conta que os carregam consigo. Outros muitos, deixam-nos aparecer por qualquer motivo, e depois perdemos o controlo da situação e fica muito difícil.
Mas sabe uma coisa? Se não desistimos, mais dia menos dia, com mais ou menos sofrimento, lá dominamos o nosso fantasma, e ficamos livres e felizes. Mais fortes e mais experientes.
Agora o que realmente me impressionou foi a maneira como escreveu o post.
Menina, (desculpe chamar-lhe assim mas eu já sou sexagenária) você escreve muito bem. Já pensou que podia escrever a sério. Um livro por exemplo?
Fiquei contente pela noite feliz que teve ontem. Terá que insistir nisso. Conviver, cantar, rir ser feliz enfim. Os amigos ajudam, a família dá apoio. E a sua VONTADE fará o resto.
Um abraço e um bom fim de semana

Albertina disse...

Minha Doce Ana

Quantas noites, nos últimos 49 anos, pensas tu que dormi sem conversar (discutir) antes com a desalmada que coabita comigo?
Como diz a Elvira, muito bem, todos nós temos um Mister Hyde no peito...
Nos desenhos animados aparecem o anjinho e o diabinho sempre a disputarem a atenção do Tom ou do Jerry...
A isso, minha doce Ana, chama-se - Crescer!
Estás a aprender a reconhecer os teus defeitos, as tuas facetas menos boas, as tuas revoltas interiores, a tua impotência perante alguns problemas... O passo seguinte é aceitá-las. E melhor ainda, tentar melhorá-las...
Mas a parte boa do teu post é a constatação de que és mesmo uma grande mentirosa! "Mãe, eu não tenho amigos!" (estou a ver aquela cara de mártir que fazias em crinça quando fingias estar doente para eu não sair de casa...)
E afinal! Quase o alfabeto completo nos teus "núcleos"!!!!
É aí, filha, que te deves agarrar: aos que te amam, aos que te valorizam, aos que dizem "estou aqui" sem pedirem nada em troca!
Manda a desalmada embora com os James Dean e os seus cigarros venenosos!
Fica com os N's, os P's, as S's, as N's...as tias, a Marocas, o pai, a mãe, as avós... aqueles que te querem a dormir calmamente (embora cansada de trabalhar)...
Estaria aqui o resto da noite a escrever-te, como gostaria de ter tempo para falar horas contigo, mas nem é este o local próprio, nem posso gastar os conselhos todos de uma vez...

Fazes ideia do tamanho do meu Amor por ti?

Beijos

Mimi

Lisa disse...

Ana,

Sempre admirei quem escreve bem. Quando digo escreve bem, não me refiro à ortografia, mas sim à forma de expressão. És uma comunicadora nata. Já sou tua fá.
Vou te lendo aqui e ali e emocionas-me sempre, mesmo com o discurso mais simples.
És uma menina sensível, doce, meiga... admiras-te, ser tão extenso o teu núcleo duro?
Como gostaria de fazer parte dele e, assim como eu, muitas S.

Compreendo a tua batalha com essas duas identidades. Todos temos mais que uma personalidade a habitar dentro de nós. Tens que tentar moldar a que menos gostas, a que menos te orgulha, de forma a tornarem-se mais parecidas e a conseguires viver em harmonia com as duas.

Tens amigos espectaculares, família maravilhosa, uma mãe que qualquer pessoa gostava de ter... e agora tens estes amigos virtuais, que te querem muito bem.
Por isso agarra a vida.
Quero-te ver sorrir miúda!!!

Fica bem

Beijinhos da L

Lisa

Mário Sérgio Felizardo disse...

CHiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!! Mas a garota é linda por fora e por dentro!!!!!!! CHiiiiiiiiiii... não... CHii! Porque pensando bem, eu sabia que eras TODA linda, e como estás "crescida"!... O sr. "S" fica muito agradecido de o tratares como amigo, queria deixar-te MAIS um Link que encaixava muito bem neste teu Post, mas não o encontro, enviarto-hei um dia destes para o teu outro "sítio"

Um xicoração do "tio" "S"

Branca disse...

Ana,

Ando para aqui a ler o teu post há um bom tempo. Entretanto tive que interromper para beber um leitinho chocolatado e comer umas torradinhas quentes com uma menina de 24 anos, que não me largava a perna, peixes como tu, a tal que também via muitas vezes a Bela Adormecida.
Já agora trago também para ti um leitinho e as torradinhas feitas pela Rita.
Mudando de assunto, tu escreves espectacularmente bem e aconselho-te como a Tia Elvira a pensares sériamente na hipótese de escrever um livro. Quem sabe se a partir destes posts podes criar uma história ficcionada, com outras personagens, outros nomes.
Para já "a outra" que vive dentro de ti já nos está a ser apresentada, mesmo sem dares por ela ou talvez dês e exorcizá-la pela escrita é óptimo. Eu acho mesmo que ela já se está a ir embora, já se foi embora, tu é que pensas nela, mas não deves culpar-te por ela ter existido. Às vezes aprendemos tanto com essas contradições, crescemos tanto, que só podemos tornar-nos em seres cada vez melhores.
NADA ACONTECE POR ACASO, talvez o acaso te traga pelo caminho uma missão que a julgar pela tua escrita pode ser grandiosa. Eu creio que sim, que podes ter tudo que queres, porque como tenho dito TU MERECES, eu tenho a certeza que MERECES e que tens força para levar a TUA MISSÃO por diante. Por isso minha querida continua com esse sol radioso de dia e traz um bocadinho desse calor para dentro dos teus lençois, para aquecer a tua alma de sonhos...um dia vais sentir que a noite também foi feita para isso.
Beijinhos
Branca

Branca disse...

Bom dia Ana,

Cá estou de novo.
Espero que tenhas acordado cheia de Luz.
Esqueci-me de dizer aqui atràs que o filme que o Sr. S te enviou é espectacular, com uma mensagem linda, criativa e de muito bom gosto. Adorei.
Obrigada Ana por partilhares.
Um bom fim de semana para ti.
Beijinhos
Branca

To e Li disse...

Bom Dia ANA!!!
Ontem era para te escrever... e não consegui, sabes porquê?
O teu texto está tão bem escrito que eu pensei, como vou comentar?
Dou razão á Elvira, podias escrever um livro, ao escrever estás a por essa desalmada para fora, aliás ela já saiu só que tu ainda te lembras dela.
Tu és uma menina de sorte, tens bons amigos, uma boa Mãe e tens a s tua maninhas queridas.
E claro que tu mereces tudo isso, estás ai cheia de força para vencer e vais vencer eu sei! Tu és mais forte do que qualquer outra coisa,és uma menina meiga sensível e... muito inteligente.
Que o arco íris brilhe para sempre na tua vida
Que as tuas noites sejam mais calmas, e que os teus sonhos sejam serenos...
Beijinhos coloridos
Linda

Mário Sérgio Felizardo disse...

hoje logo que pude, tive que cá voltar para melhor "beber" as tuas palavras. Se quizeres, és realmente grande, o teu lado bonito, lindo, explendoroso, com esse teu "cheiro sedutor" (belos retratos a tua Mimi sabe traçar), mas dizia eu com todo o lado bom, fácilmente dás cabo da "outra". Tens várias ferramentas: o desprezo, (arma terrível), o sarcasmo (não inferior), mas esta que agora "pegáste" é a mais poderosa: a escrita. Uma vez que a não podes matar, cansa-a desmascára-a mostra-a, que vai envergonhar-se da merda que possa ter feito e, pé-ante-pé, vaidesaparecerrzm! Eu como não gosto de gente dessa (mas às vezes como os compreendo), se assim o entederes conta com a minha ajuda.

PS: o link que te queria enviar, já não existe, ía bem com a tua "Aura", mas agora que melhor ainda te conheço, outros te enviarei, e como sempre te digo, se não gostares, apaga.

xicoração do "tio" "S"

Anónimo disse...

Deixo-te um xi-coração enorme, como sempre.

Amanhã seguirá "missiva".

Fisioterapeutas com F maiúsculo, não era, querida?

Queriasssssssssssssss!!!! :D

é meuuuuuu!

(Vá, deixa-me lá portar bem...!!!)

Branca disse...

Voltei Ana,

Estava agora a falar no blog da tua mãe com ela e a pensar no teu texto, disse-lhe algo que timha que te repetir, que és uma miúda com imenso valor, és mesmo, é evidente em tudo o que dizes, só tens que reconhecer isso e amar a pessoa que és.
Adorei ler-te, se a ti te faz bem, a mim também, aprendo muito contigo.
Irei reler.
Tem um bom fim de semana.
Beijinhos.
Branca

paula machado disse...

olá Ana

de dia deixa o sol brilhar em teu coração
á noite deixa entrar a lua cheia
cheia de tantos amigos que tu nem imaginavas ter
deixa entrar essa familia maravilhosa que tu tens
tu tens tudo para VENÇER há que QUERER e QUERER é PODER

FORÇA,FÉ e ACREDITA na tua VITÓRIA

bom fim de semana que o sol brilhe sempre no teu coração

beijinhos do tamanho do Mundo

Ana João disse...

Que bem que me soube hoje chegar a casa e ler-vos. Os mimos sabem tão bem depois de um dia inteiro a servir torradas, com muita ou pouca manteiga, meias-de-leite, escuras ou claras,... estou exausta, mas o sol continua cá dentro! E depois de tanto mimo acho que hoje será uma noite até bastante facil!
Minha querida ELVIRA: não posso deixar de agradecer as lindas flores que me tem enviado todos os dias. Essa sua "ternura persistente" parte-me o coração, visto não me conhecer de parte alguma. Em relação às "escrituras", andei a investigar e quer-me cá parecer que a escritora aqui é outra:)
Oh, minha MÃE! Se eu faço ideia do tamanho do teu amor por mim? Acho que não conheço nenhum maior! A não ser o meu por ti:)(Vá! Chama-me graxista!)
LISA: Li algures que "Aquilo que não nos derruba torna-nos mais fortes...". Alguém que sente assim e que convictamente me diz para agarrar a vida, só poderá ser um forte candidato a fazer parte do meu núcleo. Mas isso faz parte de uma construção, não é? 'Bora pôr mãos à obra:) Ah! E gostei muito da teoria da aproximação das identidades... poderá ser uma boa solução!
Meu caro tio S: por preguiça ou puro desleixo, nunca tive a oportunidade de agradecer tudo o que sempre ofereceste: as fotos, as musicas, os links, e até as doces palavras entre trincas de tosta-mista. O que eu quero mesmo dizer é que, embora possa não o demonstrar, admiro muito toda essa sensibilidade que para aí vai! Obrigada por partilhar:)
Minha querida tia(?) BRANCA: não imagina o bem que me soube o leitinho e as torradinhas. É que ando cá com uma fome! Acho que faz parte de todo este processo... deve ser para compensar:)O carinho com que me trata... deve ter um cheiro parecido com o da minha mãe: aconchegante! Não a conheço, mas tenho razões para crer que nos iríamos dar muito bem. Tudo o que sempre me diz é sábio. Espero um dia vir a ser tão crescida (no mais pleno sentido da palavra) como a Branca me parece ser!
Linda LINDA: tem um Bubas muito bonito! Um dia apresento-lhe o meu Didji! Sim, que daqui a Aveiro é um estantinho. Muito obrigada pelas prendinhas e também pelo arco-íris. A Sra. é uma profissional! Não é que às quatro horas lá estava ele? No céu que se vía do meu café? Muito obrigada!
OVINHO, ovinho! As histórias que para aí vão. Ela é Fisioterapeutas, ela é taxistas... estou a pensar seriamente em pôr-me coxa;)
E por fim, mas não por último, minha querida PAULA SIMÕES: tal como diz a minha mãe, esses beijinhos do tamanho do mundo sabem sempre tão bem! E porque é uma mulher cheia de força (que eu também andei a investigar!), deixe-me então deixar-lhe a si beijinhos do tamanho do Universo - porque a senhora sim!, os merece com toda a certeza!
E pronto!
Mas que bem disposta que estou:) Obrigada!
Adivinha-se uma noite facil...

Lisa disse...

Olá Ana,

Gostei do teu "miminho".
Mesmo depois de um dia a servir torradas e meias de leite, ainda tiveste disposição para nos escrever. Isto só confirma o que eu tenho dito. És uma menina doce e meiga.
Não me consigo deitar, sem cá vir ler-te e se possível, deixar um beijinho, nem que seja no murinho.

Fico feliz por, de alguma forma ter contribuído para a tua boa disposição.

Continua a sorrir, que a "safada" há-de derreter-se aos teus encantos, que são muitos.

Fica bem.
Que a próxima semana te traga tudo aquilo que desejas.

Beijinhos

Lisa

Elvira Carvalho disse...

Ontem eu não pude vir. Mas hoje ao chegar fiquei feliz por ver que estava bem. Espero que tenha tido um dia muito feliz, para que as noites vaão sendo também uma extensão dos dias. Gosta das flores, pois eu sou uma florista virtual...rsrs, de modo que flores não lhe vão faltar.
Um abraço com muito carinho