sábado, 6 de setembro de 2008

Tudo me chove

Ontem choveu tanto! Lá fora, cá dentro... Chovia o tempo e chovia eu. 
Tudo à volta exageradamente aumentado. Sabem? Como quando olham para o horizonte e tudo é pequeno; ou para as estrelas e até nós nos tornamos minúsculos? Exactamente o contrário! Tudo enorme: a dor, o desoriente, a dúvida, a ânsia. Eu grande demais para caber em mim. Eu e os meus eus - todos desordenados, desalinhados, como naquele jogo em que se chama o Sr. Dr. para dar uma ajudinha. Mas o Dr. também estava doente e não pôde dar a mão.
Presa em casa. Presa em mim. Cada passo que dou parece um pontapé num portão metálico; cada palavra que digo soa-me a grito no meio de uma Sé. Tanta exposição. Socorro! Agora só quero o escuro, o silêncio, o vazio. 
Desculpem! Não queria ser mal educada! Nunca o quis! Até me dizem que sou bem comportadinha, boa menina. Pelos vistos enganaram-se. Enganei-me!
Hoje não chove tanto, mas continuo a sentir cinzento! Isto de fazer nascer cabelos brancos aos outros é obra! Mal feita, muito mal feita! E deixa um sabor a fel... Já não sinto cá nenhum sol, nem no cantinho mais fundo. Pode ser que amanhã mude...

27 comentários:

Branca disse...

És uma menina linda e muito bem comportada, eu sei que és, com muita força e hoje está um dia de sol que há-de entrar no teu coração.
Eu sei que nem sempre te apetece exposição, mas fá-lo só quando te apetecer, como se falasses para ti, ajuda-te a conhecer-te e a gostares de ti.
Todos nós somos santos e pecadores, eu também dou por mim muitas vezes a pensar no que não devia ter feito, mas ninguém nos exige que sejemos perfeitos, apenas que sejemos felizes.
Já reparaste que as pessoas pseudo-perfeitas são umas chatas?
Só precisas gostar de ti e ser feliz.É o que mais te desejo.
Beijinho grande.
Branca

Branca disse...

Eu gosto muito de ti!
Beijo
Branca

Elvira Carvalho disse...

Ana, cheguei aqui há talvez uma hora. Olhei o seu template, li o perfil. Li e reli, os dois posts. E fiquei aqui quietinha tentando arranjar palavras para lhe escrever.É difícil sabe? Primeiro porque o que conheço de si é o que está escrito, depois porque às vezes não conseguimos exprimir em palavras o que pensamos e gostaríamos de dizer. Sei que sofre. Tudo o que escreveu não é mais do que um grito, com que tenta espantar a dor e a desilusão
que a assaltam. Sei que é uma jovem inteligente. A julgar pelo descrito muito inteligente mesmo.
Eu não sou ninguém para si, mas eu sou mãe, e penso em si como se fora o meu filho, e por isso vou falar como faria com uma filha. Espero que tenha paciência para me ler.
No seu primeiro post, você escreveu
"Eu estou pálida. Livida. De medo. De raiva. De dor. De nôjo." Menina, você não tem que se sentir assim. Sente raiva, e medo. E quem é que não sente? Todos nós de uma maneira ou de outra cometemos erros, e sentimos raiva e sentimos medo, sim, mas não nos auto-punimos, que é o que você está a fazer quando diz que tem nôjo de si. Primeira e principal regra. Ame-se. Olhe-se com amor. Nada há mais importante na vida do que amarmo-nos. Se você se olhar com amor, se interiorizar esse amor, deixará de ter medo, pois nada nem ninguém lhe poderá fazer mal. O Amor pela nossa pessoa, não é narcisismo. É um escudo que nos proteje.
Você tomou uma decisão. Sábia. Então vá em frente, você sabe que está no caminho certo.Tem família que a ama e tudo fará para a ajudar. Mesmo assim é difícil, - diz você. Claro que é. Nada é fácil nesta vida, por isso choramos logo à nascença. Mas é o que conquistamos com esforço que nos enche de orgulho.
Nunca se entregue. Se não lhe apetecer exposição, escreva um diário ou faça um blogue que só você possa ler. E exorcize lá o que
tiver mais íntimo. Quando a raiva se transforma em letras, a dor como que fica mais pequena. Gosta de música. Que bom. Às vezes uma boa música é o mais potente dos remédios. Mas acima de tudo, ame-se, e pense que Setembro é um belo mês para recomeçar uma nova vida, que você é jovem e que vai conseguir para si uma vida nova.
Eu acredito em si. É preciso que você também acredite.
Deixo-lhe um abraço. Não sou muito de beijinhos. Num abraço sentimos e damos o coração.

Albertina disse...

Meu Amor

Também chovi ontem, como continuo a chover hoje... Por mais que o sol tenha brilhado hoje, para mim ainda está tudo muito negro. Saí agora de um concerto com uma orquestra de 80 jovens músicos. Quase não ouvi a música. Olhei cada rosto daqueles jovens tentando adivinhar o que não adivinhei em ti... será que aquele clarinete está de bem com a vida?... e aquela flauta ali, dá-se bem com os pais?... e o trombone,tão vigoroso, não será alguém pedir socorro?
É esse o meu drama, filha, não ter percebido!
Por isso ainda vejo cinzento...
Mas sinto que ambas havemos de voltar a ver o arco-iris. É preciso acreditar...
E, por agora, os portões metálicos que encontras em cada passo que dás, são necessários... tu sabes!
Na vida tudo tem um preço (até a liberdade...)

Beija-te com todo o amor a tua mãe

Teresa disse...

Olá! :)

Hoje, apenas deixo um beijo especial.

Virei com muita mais calma. A calma que me mereces.

Mas quero que saibas que eu ESTOU AQUI.

Beijo imenso.

To e Li disse...

Ana,Aninha ! Como chamo a minha filha de vez em quando.
A minha Ana Raquel tem 23 anitos, é uma mulher como tu e muitas vezes eu penso se ela também não tem medos... angústias e que não me diga para não me preocupar!
Enganaram-se quando diziam comportadinha? Nao! Tu continuas a ser boa menina, alias estás a mostrar que sim ao assumir as tuas falhas, sabes até nós que já somos mais " crescidas" ( cotas) também falhamos.
A vida é feita de aprendizagens, nós nascemos a aprender e morremos sem saber, que venha quem nunca errou e que atire a primeira pedra.
És uma menina Valente, tu vais vencer.
Beijinhos
Linda

Anónimo disse...

Seguramente, Ana J., que o «amanhã» irá ser diferente para ti, mas para melhor...

Beijos
Carlos

Elvira Carvalho disse...

Boa tarde. Espero que a Ana tenha posto a sua melhor toillet, tenha passado a sua maquilagem, e tenha levantado bem o seu bonito rosto e tenha saído. Para a rua, para a varanda, para a sala, não importa.
O dia hoje está lindo. Afinal ainda estamos no Verão. Então deixo-lhe aqui um abraço e a certeza de um futuro tão radioso como este dia de sol. E ele está aí, talvez não tão perto que toque a sua mão, mas bem mais perto do que as suas dúvidas lhe deixam imaginar.
Volto amanhã. E gostava de saber que a parte que ri, fosse muito superior à que chora.
Um abraço

Branca disse...

Olá Ana João,

Cheguei agora de um dia inteiro de fazer uma experiêmcia nova (um curso de Reiky) e mal cheguei vim ver as casinhas das minhas amigas.
Vim à tua para te deixar um beijinho e votos de que passes uma boa noite.
Espero que tenhas passado este dia com boa disposição.
Voltarei a falar contigo.
Um abraço apertatinho, coração com coração.
Branca

sofia disse...

Boa noite
Não sei nada de ti como não sabes de mim,vim aqui por sentir que algo não estava bem com a tua mãe,cliquei e percebi que eras da familia .
Sinto necessidade de dar-te a mão,é estranho,só dou a mão á minha filha,nem sei porquê...o que te provoca essa angústia,mas não te deixes dominar por sentimentos tristes...vazios,não cedas.
Fica bem
Um abraço
Sofia.

paula machado disse...

olá Ana

vim aqui parar através de uma amiga e também sou amiga virtual da tua Mãe
ontem o dia foi de chuva mas hoje e amanhã o sol, se deixares entrar no teu coração a alegria de viver ele vai brilhar certamente
tu vais ser forte e vais VENÇER tem Fé e acima de tudo ACREDITA vou passando e vou lendo
sabes a escrita faz-nos bem dizemos aquilo que não conseguimos falar, foi o que aconteceu comigo e fiquei mais aliviada por isso escreve que nós cá estamos para te dar todo o apoio que necessitas
um gande xi coração muito apertadinho

beijinhos do tamanho do Mundo

Lisa disse...

Ana,

Ontem estive aqui, mas não consegui deixar comentário, por isso, cá estou eu.

Não me sinto velha (tenho 38 anos), mas existem fases nas nossas vidas em que gostamos mais de nós que outras.
Neste momento gosto muito de mim e não tenho nenhum sentimento narcisista por me sentir assim.
Em Maio de 2007, foi-me diagnosticado cancro da mama. Como deves imaginar, parece que me tiraram o chão. Tive medo, muito medo. Tenho duas meninas lindas ainda pequenas para ver crescer...
Pensas que cruzei os braços?
Nada disso. Ergui a cabeça e fui à luta.
Hoje sou uma pessoa feliz e de bem com a vida. Mais feliz que antes de ter passado por esta dura batalha.
No meu blogue tenho uma frase, que desconheço o autor, mas li-a pela primeira vez num livro da Margarida Rebelo Pinto, que diz:
"Aquilo que não nos derruba torna-nos mais fortes".
Com a tua força e determinação, vais ultrapassar o teu problema, tal como ultrapassei o meu.
Também vais encontrar a felicidade e o sol vai voltar a brilhar para ti nina (é assim que me refiro às minhas).

Beijinho carregado de carinho... muah

Lisa

SQMA disse...

Olá Ana,

Deves tu estar aí a pensar (…), o que é que estas pessoas sabem de mim ou me conhecem para estarem a dar palpites. Todas as pessoas que aqui chegaram são pessoas de bem, daquelas que nem toda a gente tem a sorte de encontrar quando estamos numa fase menos boa.
Não te conhecemos, mas temos o coração aberto, estendemos-te a mão e sem te julgar, apenas porque sabemos que neste momento, quem está precisando mais de uma mão amiga és tu, mas amanhã serei eu certamente.
Obstáculos todos têm na vida, eu por exemplo:

Vai agora fazer 4 anos em Outubro, que de um minuto para o outro o mundo desabou sobre mim, o meu marido tinha caído de uma altura de 11,5 metros, estava todo partido corria o risco de ficar paraplégico e já muita sorte não ter morrido.
Parou a minha vida naquele momento, sem saber muito bem como fui fazendo opções e optei por acreditar que tudo se iria resolver (mesmo com um péssimo quadro), tudo era uma questão de tempo e vontade de vencer.
Passei dias quase sem ver a minha filha, enfiada num hospital, tornei-me “enfermeira” (particular) para o saber tratar, estava grávida sem saber, esse rebento morreu, tive que abortar, a minha família em Guimarães, eu entre Viana e Porto (onde estava hospitalizado), chorei, chorei muito, mas apesar de chorar e de pensar o que será que mais me irá acontecer, nunca desisti de acreditar que TUDO IRIA FICAR BEM.
Hoje tenho um marido que após várias cirurgias, tratamentos e de ter andado de cadeira de rodas anda como se nada se tivesse passado, e sabes porquê? Porque ele tal como eu optou por acreditar que iria ficar bem.
Como vês, vivi uma fase complicada, mas acreditei e venci. Agora por essa data costumo viajar para nem sequer lembrar o quanto cinzento foram aqueles dias.

Acredita e vencerás.

Beijinho

P.S.: Ah…E não tinha esta gente boa para me dar a mão, apenas a da minha maninha que nunca me deixou (a Lisa).

Elvira Carvalho disse...

Boa tarde Ana. Vim aqui ficar um bocadinho consigo, mesmo que apenas através do seu sentir expresso nestes dois posts. Como verá pelos testemunhos anteriores, ACREDITAR é sempre o primeiro medicamento para a nossa cura.
Depois, a corrente positiva que se está a gerar à sua volta, encabeçada pelo imenso amor da sua mãe, vai segurá-la quando as forças forem menores.
E agora me vou deixando aqui o meu abraço.
Volto amanhã, E sorria menina, que você tem um sorriso lindo.

To e Li disse...

Olá Aninha!!!
Sabes que agora és sempre a primeira que visito?
Venho fazer um pouco de companhia! Hoje esteve sol,espero que o teu dia tenha sido mais colorido, foi de certeza, pois és uma boa menina... estamos todas aqui a torcer por ti, não te conheço mas já tens muita importância para mim!
Eu sei que esta fase vai passar rápido e a tua vida vai ser um arco Íris cheio de cor
Beijinhos coloridos
Linda

Branca disse...

Venho já tarde, minha querida, mas não queria deixar de passsar por aqui para te dar um abraço muito apertadinho e te deixar beijinhos.
Dá outro à Fifi que penso deve estar algures perto de ti. Gosto muito das duas, melhor das três, não quero esquecer a mais novinha.
Tens uma família linda, que te ama e isso é o melhor que podemos ter. Os nossos pais e os nossos irmãos são o maior suporte que temos toda a vida. São sempre o nosso porto de abrigo.
Com eles vais vencer todas as batalhas.
Deixo-te um abraço apertadinho e beijinhos.
Branca

Elvira Carvalho disse...

Boa tarde Ana. Estava a ler Cecília Meireles. Você não sabe mas eu gosto muito de ler Cecília. E ao ler este poema pensei em si. E resolvi trazer-lho.

A arte de ser feliz


Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Ás vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Hoje o meu desejo é que aprenda a olhar, para ver as pequenas coisas que a rodeiam, e que compõem um amanhã feliz.
E eixo-lhe o meu abraço

paula machado disse...

olá Ana

espero que o sol esteja a brilhar dentro do teu coração
deixo um xi muito apertadinho e.....

muitos beijinhos do tamanho do Mundo

eco disse...

Beijo.

Só para saberes que estive por aqui.

Há ainda muito sol lá fora e o Outono, tirando os dias de chuva, tens as cores mais bonitas do ano.

Anónimo disse...

Amiga,

Ficarei a espera de um texto teu que ha-de vir, a seu tempo.
"Tudo resplandecente"
Ate la lerei com prazer e orgulho todas as tuas palavras.

Adoro-te amiga!
E ACREDITO muito em ti!!

Forca!
Niceta

Elvira Carvalho disse...

Aqui estou Ana. Esperando, e desejando que esteja bem. Que este silêncio seja apenas fruto do tempo que se resolveu dar, e que logo está aí para nos deixar mais um belo texto e nos dizer que está bem.
Deixo-lhe aqui parte um texto de que gosto muito



Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor. Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento. Porque metade de mim é o que ouço mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora se transforme na clama e na paz que eu mereço. E que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada. Porque metade de mim é o que penso mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste e que o convivio comigo mesmo/a se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso, que eu me lembro ter dado na infância. Porque metade de mim é a lembrança do que fui a outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espirito. E que o teu silêncio fale cada vez mais. Porque metade de mim é abrigo mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba. E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para faze-la florescer. Porque metade de mim é platéia e a outra metade é a canção.

E que minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é o amor e a outra metade também.

Osvaldo Montenegro

Deixo-lhe aquele abraço.

Branca disse...

Ana,

Como disse ali ao lado, sinto-te cada vez melhor. Tens uma voz meiga e és tão linda, agarra os sonhos e a vida, TU MERECES!

Mil beijinhos
Branca

Teresa disse...

Ana, deixo-te um beijo especial.

*

To e Li disse...

Ana !!!

Adorei conhecer a tua Mimi... Adorei falar contigo ao telemovél; tens uma voz doce(tu és um doce)pelo que sei és uma menina muito querida.
Hoje estive outra vez com a tua Mimi, fiz-lhe uma visita, agora já não me vai custar nada ir ai:))))
Beijinhos coloridos

Linda

Elvira Carvalho disse...

Ana, hoje eu deixo o meu abraço, apenas. Amanhã será outro dia e o sol voltará a brilhar.

Graça Lopes disse...

Andava eu a saltitar de sala em sala do "meu ginásio", saltando por vezes das janelas dessas salas para outros espaços que não conhecia e encontrei ente cantinho da sala da Albertina! Entrei aqui e encontrei várias amigas virtuais e fiquei a conhece-las melhor. Vi também que és a Ana, filha da Albertina! Não sei nada de ti mas deu para perceber que a vida nem sempre te sorriu mas tens pelo menos 2 coisas maravilhosas: uma MÃE com M grande e o dom da escrita que, pelos vistos, já vem da tua avó. Agora conta lá quantas mais coisas maravilhosas aconteceram na tua vida? ...Tantas!
Desculpa a intromissão mas só quero dizer-te que te desejo a maior felicidade do mundo.
Um beijo grande.
Tia Graça

Anónimo disse...

Olá Ana
Não me conheces sou mais uma tia que chegou aqui atrvés da tua MARAVILHOSA Mãe,já te conhecia pelas fotos do post dela,e és linda não só por fora mas por dentro também ,quanto a lagrimas, já me fizeste chorar hoje pelo comentário que deixaste no blog da tua Mimi,mas é tão bom chorar ás vezes!!
Chora ,Ri, Dá pontapés ,só não podes é deixar de ser FELIZ
beijo bem grande e um abraço bem apertado

São