segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Começar de novo

Minha querida família, meus queridos amigos, conhecidos, leitores, viajantes e passajantes, tios e tias emprestados,


Já estamos no Inverno, já é 2009, já aconteceram uma série de acontecimentos e eu nada! É verdade que che
ira a mofo. Mas não se zanguem - é por uma muito boa causa! Várias boas causas!


Jesus (ler com prenuncia britânica)! Estou tão bem. É verdade que há dias muito terríveis - os pesadelos continuam, e olhar para dentro às vezes dó
i como o caraças! Mas é por isso mesmo que estou tão bem. Por sentir que estou a fazer o percurso certo, como deve ser, em que todas essas agruras fazem parte desse processo. E também porque, além das agruras há mel, muito mel!!!

Mas mais não digo! Porquê? Por uma questão de exposição. Primeiro pensei encerrar a loja - acabar com o blog. Depois pensei:"Não! Vou deixá-lo ali e quando me apetecer meto para lá aquilo que achar pertinente: uma musica, um poema, uma história, uma foto..." Mas para isso, queria renovar a imagem da coisa, que já não me faz muito sentido. Então pedi à Fifi que criasse a nova imagem deste Anagridoce. Ainda estou à espera, mas sem desespero, porque sou completamente fã da minha Marocas, e sei que ela agora está no Paraíso (que inveja) e não tem tempo para essas coisas, e porque é isso: cada coisa a seu tempo - quando vier veio! E se querem que vos diga (Men!!! Estou tão contente!), começo a marimbar-me para as aparências, o que significa que a imagem pixelizada que vêem ao abrir esta casa, não me chateia nem um pouquinho!

Bom, mas voltando à questão da exposição. O que quero dizer é que já não me apetece continuar o formato inicial deste Blog, de quase diário. Porque para desabafar tenho quem me interessa ao meu lado, e se alguém quiser partilhar ideias da minha vida comigo, que me escreva, ou telefone ou marque um jantar, que é muito mais interessante! Por isso, e como realmente o tempo voa e tenho tanta vida lá fora à minha espera, uma vida inteira toda só para mim, talvez as minhas passagens por aqui sejam isso mesmo: escassas! Ou não! Não há regras...

E agora, antes de ir, quero deixar aqui uma sugestão para 2009. Uma sugestão que uma grande amiga deixou no ar para este novo ano. Ainda lhe vou pedir para me deixar transcrever a mensagem que enviou, que é fundamental nos tempos que correm. Por enquanto deixo apenas o sumo:

É preciso aprender a GOSTAR DE QUEM SOMOS!

Lembro-me de Sartre... o homem é LIVRE e, portanto, é o único R
ESPONSÁVEL pelo que faz de si mesmo. Esta filosofia levou-me a pensar que, sendo responsável por aquilo que sou, se não gostar dessa construção, está nas minhas mãos transformá-la para gostar de quem sou!

Desejo a todos muita felicidade, muita liberdade, muita responsabilidade e, sobretudo, espero que olhem para o mundo que vos rodeia. Com olhos de ver! Não sejam vegetais de vocês mesmos! Não se anestesiem só porque custa! Vivam, convivam! Somos animais sociais. Ao nosso lado, quando menos esperamos, há alguém disposto a dar-nos a mão ou, simplesmente, a dar-nos o exemplo. Ao nosso lado há um mundo a desmoronar-se ao qual não podemos ficar indiferentes, porque é a nossa casa. Mas há também um mundo à espera de ser explorado. Um infinito número de possibilidades!

FELIZ ANO NOVO!


PS: Ah! E não se esqueçam dos mimos. É fundamental! Mi
mem-se! Tomem banhos de imersão cheios de espuma; comam o que vos apetecer, nem que seja só uma vez por semana; dancem; cantem, nem que sejam muito maus a fazê-lo, mas se vos apetece, cantem!; tirem férias; leiam um livro; ouçam aquela música; vão jantar com a/o velha/o amiga/o e apanhem um pifo à parva, ou não :); façam amor; façam ioga; gritem asneiras debaixo de água ou berrem numa praia deserta para serem ouvidos no horizonte do mar; olhem para o céu; adoptem um animal, uma criança; embrulhem-se no cobertor no Domingo à tarde a ver filmes de Domingo à tarde; viajem; façam mergulho ou paraquedismo; o comer caracóis à Ti Gracinda; sejam sócios de uma ONG ou inscrevam-se só para receber Newsletters e saber coisas; manifestem-se contra, ou a favor; vão ver concertos, teatros, cinemas; brinquem com o filho do amigo; discutam; joguem cartas ou monopólios; reclamem; chorem;deixem-se apaixonar perdidamente...

Como diria
a minha amiga P, o importante é dar nomes às coisas e arrumá-las no sítio!

11 comentários:

Anónimo disse...

...suspeito sempre das resoluções de ano novo... ainda que seja completamente a favor de resoluções, decisões amadurecidas ou mesmo mudanças de planos súbitas, quando necessárias!

Qualquer outra altura do ano (precisamente pela ausência de pressões e da envolvência festiva) me parece mais apropriada para tomar resoluções, mas deve ser só porque gosto de ser do contra...

O importante mesmo é que encontres a tua motivação e mantenhas toda essa força de vontade, independentemente do escolho.

Ombros e braços amigos não faltam, por isso não tens nada a recear... trabalhar com rede é sempre mais fácil.

Beijos, muitos.

To e Li disse...

Querida Ana;
O importante é que tu estás a dar o nome ás coisas... sim isto até cheirava a mofo, mas hoje ao ler o que aqui deixas-te o cheirinho bom e fresquinho voltou!
Espero que este ano que mal começou seja o Ano da tua realização pessoal a todos os níveis.
Continua assim! Ok?
Bjs
Linda

Anónimo disse...

que maravilha esta princesa...obrigado por teres voltado, foi quando te apeteceu? Óptimo, assim deve ser:sem rotinas nem obrigações. Quanto à pixelagem, a culpa não é só tua; arranjem computadores e internet de jeito!...
1 BEIJO

tio S

Mário Sérgio Felizardo disse...

tive que cá "voltar de novo" para para fazer jus ao título do teu Post:

Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido

Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as tuas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem tuas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e só contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido
Começar de novo...

Ivan Lins, claro

milhafre disse...

ainda que com duvidas sobre o "convidar um amigo para jantar" (afinal estas em falta para com carradas de convites que te fiz)
espero que o ano que agora começa te traga muitas felicidades e sonhos em todos os planos.
es uma pessoa espectacular e é maravilhoso ver que agora começas realmente a acreditar no que sempre te disse.
que este ano seja mais calmo que 2008 mas mais repleto de sonhos...
beijo

mariana, a miserável disse...

man
nao faças isso
o pixel é mais importante nas nossas vidas do que pensas
nao faço ideia do que hei-de por no teu cabeçalho
diz qq coisa
ah nao consegui ler o texto todo, é mt grande
adios
para siempreeee

Anónimo disse...

Não existe nada melhor do que ir e voltar.

Branca disse...

Ana,

Adorei ver-te por aqui e ler-te com espírito tão positivo.
Obrigada pelos conselhos, são óptimos, eu também ando a pensar que há muita coisa boa para fazer para além disto aqui.
Tem um óptimo ano e volta quando te apetecer.
Eu vou passando, mesmo quando o computador já me cansa, passo assim como tu, quando puder e tiver saudades, como hoje.
Fica bem, sê feliz.
Beijinhos.

Elvira Carvalho disse...

Ora bem minha querida, nas histórias das princesas, quando elas são felizes acaba a história. A felicidade não tem história, não se conta, vive-se. Logo penso que se não há nada para contar é porque esta princesa, está feliz, e eu fico contente comn isso.
Um abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

Ainda bem minha amiga que "deste nome as coisas e as arrumaste no sitio" (essa amiga P sabe-a toda!)
Sem dúvida que tens aqui amigos para o que der e vier...é bom que nunca te esqueças disso!
Temos que marcar esse jantar, mas tem de ser quando eu receber LOL,e apanhar esse pifo à parva, ou não! ;)
Qualquer coisa sabes onde me encontrar...
Kiss kiss

Teresa disse...

Olá!

venho ler-te sempre. comentar é que nem por isso, justamente por entender que depositavas aqui muito do que é TEU e eu não tinha palavras para te deixar. quando se tem um diário virtual não me parece que se esteja em busca de conselhos, de dedadas sobre isto e aquilo. Li-te em silêncio e pronto.

Também estive, em tempos, para te enviar um mail onde te ia aborrecer imenso com uma passagem de 15 anos da vida do meu irmão... Mas lá está: ia aborrecer-te e de aborrecimentos já tu deves andar fartinha.

Acho lindamente que não partilhes aqui tudo o que te vai na alma.

Acredita que acho lindamente.
Fá-lo num espaço teu, reservado, tendo necessidade de escrever para ti e sobre ti. Num caderno que esconderás na tua mesinha de cabeceira. num blog que tornes de acesso restrito.

Pareço fria com estas palavras? Que me importa. São as que tenho para te deixar.

um dia, quem sabe, poderemos conversar entre um café e um cigarro. e aí, se for possível, falar-me-ás de ti se te apetecer.

um beijo enorme. Mesmo enorme.

*